Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hashis: hábito milenar fora da realidade



Sabe quando você vai comer comida japonesa ou chinesa e vem aqueles pauzinhos como talher? Pois é, os hashis estão se tornando 
vilões da natureza. Pelo menos é o que apurou uma pesquisa do Greenpeace que mostrou alguns dados bem alarmantes:
- O consumo anual de madeira só para a fabricação de hashis é de
 1.6 milhões de métros cúbicos!;

- 8 milhões de hectares foram devastados entre 2004 e 2008 apenas 
para este fim;
- 50 bilhões é a produção anual da China de hashis.
O povo chinês usa os palitos de madeira para comer há milênios. 
Por uma questão de saúde pública, em quase todos os estabelecimen-
tos na China são utilizados palitos descartáveis.
Então chegou a hora de mudarmos nossos hábitos, também na hora 
de curtir os prazeres da culinária Japonesa e levar nossos "palitinho" 
na bolsa quando formos ao restaurante japa, igual já fazemos (ou já deveríamos  estar fazendo) com nossa Ecobag quando vamos ao supermercado. 
Ou então eles vão ter que começar a esterilizar os hashis. 

A Beautiful Lie, um videoclipe para ser lembrado


O grupo norte-americano de rock 30 Seconds to Mars levou seis meses para gravar o clipe da música A Beautiful Lie, no Ártico. O projeto envolveu tecnologia e métodos de trabalho além dos padrões de filmagem e edição de um videoclipe. Junto com o single, a banda lançou uma campanha homônima para chamar atenção do mundo para o aquecimento global e como essas modificações climáticas estão influenciando na vida das pessoas que moram no continente mais gelado da Terra.




A campanha foi lançada em setembro de 2010, mas como acontece com a música nunca é tarde para cantar (ou falar) mais uma vez sobre o aquecimento global e suas implicações no equilíbrio da vida terrestre.

a-beautiful-lie
O vídeo foi todo gravado no Ártico/Foto: Divulgação
O vocalista da banda, Jared Leto, escreveu um manifesto sobre a realização do projeto e o sonho de filmar no Ártico, abordando a problemática do clima. Mas reconheceu que ainda há muito a ser feito, além das gravações:
“Nós não professamos ser especialistas nas condições climáticas do planeta. Não pretendemos viver nossas vidas em perfeita harmonia com a Terra, tendo certeza de que a cada momento nós exalamos marcas verdes para compensar as emissões de carbono que vêm do ar quente que respiramos. E sim, nós já fomos advertidos sobre as implicações e perigos desse comportamento banal após realizar um videoclipe com declarações ambientais. Mas fomos obrigados e inspirados a seguir em frente após perguntarmos a nós mesmos: ‘É melhor fazer isso a não fazer nada?’ A resposta é sim, e nós pulamos com tudo.
No início do vídeo, um esquimó dá um depoimento sobre quando era criança e caçava no gelo com seu cachorro, mas agora, com o degelo no inverno, não há como andar por aquelas áreas. Essa mudança dificulta a sobrevivência de seu povo: “Eu não posso falar sobre o que o futuro reserva, mas se o clima continuar assim, pessoas que moram nas planícies ao redor do mundo terão grandes problemas”. [EcoD]

Apple é alvo de criticas ambientais


Rotten Apple
A Apple é uma das empresas de tecnologia mais cultuadas do mundo. Sempre fazendo coisas que mudam tudo e tudo de novo, segundo Steve Jobs. Mas os ambientalistas não estão muito felizes com a (falta de) fiscalização que ela faz com seus fornecedores da China.

Em 2010 o mundo ficou espantado com a taxa de suicídios que ocorreram na Foxcon, principal fornecedor da Apple na China. Foram 6 casos que, segundo os críticos, foram pela forma “militarista” que a empresa lida com seus funcionários. Todas acusações foram negadas pela diretoria da empresa e pelo então CEO da Apple, Steve Jobs.
Agora os ambientalistas dizem que a falta fiscalização fez com que funcionários dessas empresas parceiras sofressem intoxicação e envenenamento. “Constatamos que a Apple não está honrando seu compromisso de garantir a segurança de sua cadeia de suprimento e cumprir suas responsabilidades ambientais, bem como prover dignidade e respeito aos trabalhadores”, disse Ma Jun, do Institute of Public & Environmental Affairs (IPE), que, em parceria com outros grupos, publicou um relatório com tudo o que os fornecedores da Apple estão fazendo de errado.
Ma ainda diz que “(A Apple) só se preocupa com o preço e qualidade (de seus produtos) e não com questões de responsabilidade ambiental e social. De certa forma, ela impele os fornecedores a adotar práticas irresponsáveis a fim de conquistar contratos”.
A Apple nega e diz que tem um forte sistema de auditoria.
Mas seria bem legal ver uma empresa representada por uma fruta dar o exemplo de como se fazer ótimos produtos tendo respeito ao meio ambiente. Quem sabe agora que a Apple mudou de CEO?
Via Info / Imagem via