Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cresce o desmatamento na Amazônia


A ONG Imazon fez um monitoramento independente do desmatamento na Amazônia e constatou um aumento de 72% em mai0 de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado.
Só em maio foram 165 quilômetros quadrados que foram embora – isso é quase o tamanho de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Mas a coisa ainda fica pior se for contar desde agosto de 2012 a maio de 2011, os 10 primeiros meses do ano fiscal de desmatamento, nesse caso já foram mais de 1.435 quilômetros, ou seja, uma área que tem quase o tamanho da maior metrópole do país: São Paulo. O aumento nesse período foi de 24%.
Os estados mais afetados são Mato Grosso, com 39%, depois vem o Pará, com 24% e com o ainda preocupante terceiro lugar, Rondônia, com 22%.
Segundo O Estado de S. Paulo, o sistema de alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, conhecido como Deter, mostrou que houve uma alta de 27% no desmatamento na mesma faixa de tempo.


Agora que todo mundo está vendo o problema, quanto mais vão esperar por alguma solução?

Designer cria “sofá” com pneus




Pneus são um grande problema para o planeta. Por serem feitos para resistir a condições mais fortes possíveis, eles acabam sendo pouco práticos na hora do descarte. A reciclagem não é tão efetiva também, então os designers precisam pensar em novas formas de usar um pneu sem uso. Foi isso que o americano Carl Menary fez.
Um pneu para você fazer de banco no seu jardim, quintal, sítio ou chácara. Lindo, não? O nome da peça é “Re-Tyre” e é feito com um pneu de caminhão e dois conjuntos de parafusos de roda reciclados para deixar o pneu torto fazendo com que fique mais ergonômico. O designer também passa cera de carbaúba para o pneu não se degrade por conta dos raios UV.

Depois de pronto o “Re-Tyre” pode ficar em três posições diferentes: Uma mais simples, só como um apoio para as pernas; outras duas para você ficar sentado, mais ou menos relaxado.
O projeto é mais um conceito que precisa sair do papel o quanto antes, pois esses bancos deveriam se tornar obrigatórios em parques públicos.




via Aline