Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

terça-feira, 11 de maio de 2010

Pra quê você acha que serve o Bambu?
Este Post é para mostrar o trabalho que a BamCrus, ou "Bambuzeria Cruzeiro do Sul", entidade civil sem fins lucrativos de âmbito nacional e caráter suprapartidário, voltada para o desenvolvimento técnico e científico da cultura do bambu. Fundada em junho de 1999 pro Lúcio Ventania, firmou diversas parcerias, entre elas com o Instituto Estadual de Florestas - IEF, com o objetivo de implantar o "Plano de Desenvolvimento da Cultura do Bambu no Estado de Minas Gerais" concretizando a aplicação de uma política pública dirigida às classes menos favorecidas nas áreas ambiental, econômica e sócio-cultural. Outra parceria interessante firmada, foi com a GTZ - Agência Alemã de Cooperação Técnica. Através do "Projeto Doces Matas" e do "Programa ProRenda Rural",  que possibilitou que Lúcio, ministrasse o "Curso Civilização do Bambu"  para comunidades de baixa renda no entorno de cinco unidades de conservação dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Essas parcerias formaram uma rede que possibilitou à BAMCRUS participar do "Programa Alfabetização Ecológica" e ministrar palestras por diversos estados brasileiros e  na Europa.  No município de Cajueiro, a iniciativa da BAMCRUS transforma trabalhadores rurais desempregados, por causa da mecanização da lavoura, em artesãos. Cabides de bambu e caixas de papel feitas com bagaço de cana são alguns dos produtos confeccionados. Assim, proporciona à comunidade, criar alternativa para geração de trabalho e renda, através da implementação de unidade produtiva.
Recebe o PRÊMIO PLANETA CASA - lançado pela Revista Casa Cláudia, para premiar as iniciativas de empresas e designers que produzem e desenvolvem, de forma consciente, produtos que colaboram para a preservação do planeta.
A BAMCRUS , com o produto "cabides de bambu" (duráveis, resistentes e 100% biodegradáveis), foi uma das cinco vencedoras na Categoria Produto. Em 2004 a BAMCRUS ministrou em sua sede em Belo Horizonte mais cinco edições do curso "Civilização do Bambu" para o público em geral.
Ainda neste ano firmou parceria com a Fundação AVINA para capacitar seis grupos de trinta aprendizes em três anos.
Este ano a BAMCRUS, em parceria com a Fundação AVINA, Rede Cidadã e a Pastoral de Vilas e Favelas de Contagem, lança a Bambuzeria Brasil, uma cooperativa social de produção e comercialização de eco-produtos em bambu formada por trinta adolescentes em situação de risco.


Acesse e saiba mais: www.bamcrus.com.br.