Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Projeto de lei em Beirute transforma tetos em jardins

StudioInvisible
Ilustração que simula a aparência da capital com os jardins
São Paulo - A cidade de Beirute, no Líbano, pode ser a primeira no mundo a ter a obrigadoriedade de plantar jardins nos tetos de seus prédios.
A capital, que é uma verdadeira selva de concreto, possui apenas 0,8 metro quadrado de espaço verde por pessoa, bem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde, de 12 metros quadrados por pessoa.

Um decreto municipal requisitando que cada construção tenha seu próprio jardim de telhado, algo com algumas árvores e plantas em um espaço físico, seria uma solução imediata e rápida para a questão ambiental da cidade.
Os tetos podem abrigar também plantas que crescem bem na região, como oliveiras, plantas de pimenta e outras que seriam úteis para a população. Os jardins poderiam servir de complemento às compras de alimentos dos moradores, e também ajudariam a limpar o ar da cidade e diminuir a temperatura da sua ilha de calor.     
Arquitetos da região defendem que até os muros da cidade podem ser utilizados para crescimento de áreas verdes. As "paredes vivas" já são mais comuns em Londres, e podem ajudar até a combater a poluição da cidade.


Via Info

Organizações contra a fome

distribuicao
Distribuição é um dos principais problemas no combate à fome/Foto: Fotos con Letra
Apesar dos projetos de governo e ações de iniciativas civis, a fome ainda é um dos grandes problemas brasileiros. Dados da ONU informam que cerca de 37,5% dos lares brasileiros sofrem de insegurança alimentar.
Para o relator especial das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação, eliminar a fome no Brasil exigirá a consolidação de políticas sociais, maior igualdade na distribuição da terra, apoio contínuo à agricultura familiar e reforma tributária progressiva.
Para você entender quais são os projetos realizados em combate a fome e saber como ajudar, o EcoD selecionou alguns links:
Em 1999, o Ministério da Saúde implementou uma série de medidas fundamentais para o setor de alimentação e combate a fome. No site da política o internauta pode encontrar informações sobre alimentação saudável, micronutrientes, SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), Bolsa Família e ENPACS (Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudavel).

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação tem grande atuação no Brasil, principalmente por este ser um país rico em fontes agrícolas. Alguns dos programa desenvolvidos são: Assistência Técnica aos Países em desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Informação ao alcance de todos; Assessoramento aos governos; e Fórum Neutro de políticas pela agricultura e alimentação.

A FAO possui um braço organizacional constituído só de parlamentares. A Frente Parlamentar Contra a Fome reúne os congressos nacionais, subnacionais e regionais de toda a América Latina em comprometimento na luta contra a fome. O primeiro congresso do grupo foi realizado em 2010, em São Paulo. No site da frente é possível encontrar documentos, projetos, declarações e guia para legislar sobre o Direito à Alimentação.

A organização não governamental Banco de Alimentos é uma iniciativa para minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promoção de educação e cidadania. Em outras palavras, a ONG distribui alimentos fornecidos por empresas doadoras entre instituições beneficentes cadastradas.
A organização realiza diversos projetos como o Chef Solidário, que conta com ajuda de profissionais ligados ao ramo da gastronomia, e o 9 você pode, por meio de doações.