Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sábado, 8 de outubro de 2011

Caixa Econômica Federal vai financiar carros “mais verdes”




Ainda não é a isenção de impostos nos veículos elétricos e hibridos que tanto gostaríamos, mas a Caixa acaba de lançar uma linha especial de crédito para quem comprar veículos que sejam menos poluentes e consumam menos para andar mais.

Crédito Auto Ecoeficiente vai servir para veículos novos, que sejam considerados ecoeficientes. Para caracterizar um veículo dessa forma é preciso ter um índice baixo de emissão de poluentes no programa Nota Verde, do Ibama. Para esses veículos, a taxa de juros será a partir de 1,39% ao mês.
Em nota, o banco azul diz que “Com a oferta de condições especiais para essa linha de crédito, a Caixa pretende incentivar a comercialização de veículos ecoeficientes, e a utilização de tecnologias limpas pelas montadoras. O resultado final é colaborar para a redução da emissão de gases de efeito estufa”.
O programa Nota Verde classifica vários carros numa escala de uma a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, menos poluente o carro é e menos ele deve pagar no financiamento. A Caixa informa que existem vários carros ecoeficientes das grandes montadoras, com motores de 1.0 a 2.0 e outros com motorização diferenciada. Tudo para o cliente escolher o que menos polui que fica melhor pra ele.


Via Info | Imagem: Divulgação

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vai de bike? Use uma máscara




Olha o pessoal aí da foto, todo feliz indo trabalhar de bicicleta. Tudo fica mais ecológico, mais limpo… Tudo, menos os seus pulmões, por conta do carbono negro que polui o ar.
Isso é o que diz um estudo feito na cidade de Londres que observou que, mesmo os ciclistas ficando menos tempo na rua do que quem vai a pé, respira mais carbono negro – aquele carbono puro feito na combustão incompleta de combustíveis fosseis. Para ser mais exato, quem vai de bicicleta inala até 2,3 vezes mais carbono negro do que quem vai andando.
Mas se os ciclistas vão mais rápido, o que os faz inalar mais carbono? A própria velocidade, pois para correr mais o corpo precisa de mais ar e, com isso, vem mais carbono negro pelas bicicletas que andam na rua, mais próximas dos escapamentos do que os pedestres na calçada.
Então fica a dica: se for andar de bicicleta por entre os carros, tente usar uma máscara para sofrer menos com a poluição.

Via Gizmodo | Imagem: Flickr/alex2go