Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Colosso Eólico




Uma turbina eólica de duzentos metros é grande demais? Imagine 24 delas funcionando e, até 2020, mais de 150 unidades. Conheça as gigantes turbinas E-126.
Elas estão instaladas em Emdem, na Alemanha, desde 2007. Mas há projeto para construção de 150 novas gigantes na usina eólica Markbygden da Suécia, em 2020.
A obra trás grandes soluções para problemas comuns em turbinas eólicas. Começando pelos valores, que poderiam construir esse gigante de 7.5MW ou três turbinas de 2MW que teriam manutenção bem maior. Os engenheiros da Enercom também pensaram muito para desenvolver a hélice de 126 metros de diâmetro: suas pás usam uma tecnologia especial que gera menos barulho e quase nada de turbulência.
Com 6 mil toneladas de peso, a E-126 também conta com um gerador bem no nariz da turbina. Ele utiliza dois rolamentos de movimento lento para regular a velocidade das pás. Com isso, o número de peças diminui e o custo de manutenção cai mais ainda. As pás tem um limite de 12 RPM (ou seja, uma volta a cada cinco segundos) o que reduz fortemente as chances de um pássaro ou morcego morrer ao ser atingido por ela.
Para comparação de potência, o Gizmodo  fez a conta: Angra 1 e Angra 2 geram 657 MW e 1300 MW, respectivamente. Já a futura usina eólica da Suécia vai gerar 4.000 MW limpinhos. Bem, Ministro, o Sr. queria rever essas obras não é? ou quem sabe também a real necessidade de construção de Belo Monte...


via Gizmodo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Querem mudar a cor das nuvens


O branco das nuvens saiu de moda? Isso é o que um grupo de cientistas está analisando, sob outro aspecto que não a moda, claro.
Para o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU, nós poderíamos injetar aerossóis nas camadas altas da atmosfera para que as mudanças climáticas sejam amenizadas e até reduzir a radiação solar no nosso planeta.
Christopher Field, do Instituto Carnegie para a Ciência, disse que “tecnologias complexas” podem ser usadas para mudar a cor do brilho das nuvens e que outras, bem mais simples, incluiriam a semeadura de árvores. Mas ele fez questão de lembrar que ainda é preciso analisar o impacto que isso teria sobre o clima, os oceanos, as pessoas e todo o Planeta.
“Estamos nas etapas iniciais de um estudo sobre novas tecnologias, que poderiam ser úteis ou não para responder às mudanças climáticas”, disse Field para explicar algo como ‘parece loucura, mas por enquanto é só isso mesmo’.
Por enquanto são só ideias sendo discutidas. Não acredito que isso vá pra frente, e você?