Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Coreanos criam “Bacia Feliz” para purificar água em ambientes remotos




Woo-sik Kim e Duck Soo Choi são dois designers coreanos que 
criaram um sistema pessoal para filtrar a água em ambientes remotos. 
O nome do sistema é “Happy Basin”, ou em tradução literal do inglês,
 “bacia feliz”. Sim, uma bacia que purifica a água!

É assustador, mais de uma em cada seis pessoas do mundo não têm
 acesso à água potável. Cerca de 88% das mortes por diarréia são 
por falta de água potável e más instalações sanitárias. A bacia feliz, 
segundo seus criadores, é a solução para as pessoas que vivem 
nessas condições.
A criação dos coreanos possui filtros de cerâmica nano embutidos 
na parte inferior da bacia. Dessa forma, ao ser colocado num rio poluído, 
o happy basin faz a água ir para dentro dele passando pela camada 
de filtros o que torna essa água potável. Assim, os moradores podem 
armazenar a água e repetir o processo quantas vezes for necessário.

Se a novidade vai chegar ao mercado e se o preço vai ser adequado, 
não se sabe, nos resta torcer.

Via Ciclo Vivo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Baleeiros japoneses vs Sea Shepherd, batalhas em alto mar


O barco da foto aí em cima é de japoneses pescadores de baleia. Eles procuravam por elas na Antártida, mas o barco foi interceptado por ativistas da ONG Sea Shepherd, aquela que EUA e Japão tentaram atacar segundo o WikiLeaks.
Usando técnicas como parar as hélices do barco com cordas, gás de pimenta no deque dos baleeiros, ficar no caminho entre o barco japonês e as baleias ou até mesmo quebrar o radar das embarcações de caçadores, os ativistas se esforçam em verdadeiras batalhas de proteção aos gigantes do mar
Porém, toda ação tem uma reação: Os japoneses já atiraram contra o navio e atingiram o capitão que, felizmente, vestia colete à prova de balas.
Esses são os relatos de brasileiros que estão e que já estiveram na batalha pelas baleias. Você teria coragem de enfrentar o mar e o frio pra ajudar a salvar esses grandes mamíferos? Pra mim, todos que topam essa jornada já são heróis.





E se você quiser colaborar com a causa desses "ECOpiratas" acesse: http://www.seashepherd.org/no-compromise/support-us.html

Via Folha

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

WWF | Bullet






  

Mais um filme da WWF que nos faz refletir sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Nele, um homem ‘interaje’ com uma bala em slow motion (estilo Matrix), representando as mudanças climáticas, com um final bem angustiante. Tendo a frase: “Climate changes slow. We have to act fast.” – “As mudanças climáticas são lentas. Nós temos de agir rápido”, como desfecho reflexivo.

http://www.videolog.tv/video.php?id=349354 
 
A criação foi da Ogilvy & Mather da Romênia.

via comunicadores

WWF | We Are All Connected


O mais novo filme publicitário da WWF criado pela agência de publicidade Ogilvy & Mather do México, mostra que de uma forma ou de outra todos nós estamos conectados com a natureza. Clique e veja:


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estamos na lista de 10 florestas mais ameaçadas. É claro.


A ONU fez de 2011 o Ano Internacional das Florestas para poder alertar o mundo todo sobre a necessidade de conservá-las. A ONG Conservação Internacional aproveitou e divulgou uma lista com as florestas mais ameaçadas de extinção no mundo.
A ONG levou em consideração só áreas que tenham riqueza biológica extrema, índice elevado de espécies únicas de animais ou plantas. Além da degradação e alta possibilidade de desaparecer. Esses locais são chamados de “Hotspots” e a CI diz que eles já perderam cerca de 90% da sua cobertura original, cada uma.
A lista:

O Brasil, infelizmente, está no Top 5 por conta da Mata Atlântica, que abriga cerca de 20 mil espécies de plantas e ocupa só 8% do que sua cobertura original já foi.
“As florestas estão sendo destruídas a uma taxa alarmante para dar lugar a pastagens, plantações, mineração e expansão de áreas urbanas. Com isso, estamos destruindo nossa própria capacidade de sobreviver,” diz Olivier Langrand, diretor de política internacional da CI.
A ONG faz questão de lembrar que as florestas são essenciais para fornecimento de água e também tem contribuição direta para a estabilização do clima. Eles dizem que os dez hotspots florestais mais ameaçados armazenam mais de 25 gigtatons de carbono. E o desmatamento, por outro lado, representa aproximadamente 15% das emissões totais de gases do efeito estufa.
O alerta também foi dirigido aos governos, para fazê-los repensarem seus programas de proteção e preservação. Lagrand completa “Florestas saudáveis nos oferecem os melhores meios econômicos para enfrentar os diversos desafios ambientais da mudança climática e a crescente demanda por produtos florestais”.
Via Planeta Sustentável / Imagem

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Governo federal fará leilões para o setor de energia




O governo federal quer novos ares no setor de energia elétrica 
e por isso o país vai ter dois leilões para contratar suprimento 
energético a partir de 2014.O nome de um dos leilões é A-3 e ele vai 
incluir energia gerada de fontes limpas e que agridam menos 
o meio ambiente. Estarão no pacote eólica, biomassa, gás natural 
e também as termoelétricas. O início do suprimento começa um ano 
após a contratação.
O segundo é de energia reserva e vai priorizar a geração de energia 
por fonte eólica e/ou de biomassa.
Se você tem (ou conhece quem tenha) um projeto na área e quer 
participar do leilão, você deve se cadastrar e apresentar os projetos 
para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até 18 de março. 
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai elaborar editais 
e os contratos de comercialização de energia.
Via Info

ARQUITETURA: Casa feita com material de construção reaproveitado é linda


Eschede, na Holada, tem várias fábricas e casas abandonadas. 
E já que estavam dando sopa, arquitetos resolveram reaproveitar os materiais para construir esse belo sobrado.
As construções da redondeza de onde poderiam retirar algumas coisas foram previamente marcadas no Google Earth, e então arquitetos da 2012Architects usaram tudo (tudo mesmo, até um guarda-chuva foi usado na iluminação) para construir o casarão.
Mesmo sendo “reciclada” – 60% da parte exterior e 90% da interior são reaproveitamentos – ela é uma das mais belas casas que eu já vi.
Via Gizmodo

FixMyStreet deixa você reclamar dos problemas da sua rua


Fato: Você já viu um buraco na rua e pensou em reclamar pra alguém, mas aí desistiu de procurar o responsável, talvez por não ter ideia de como encontrá-lo. Talvez tenha entrado no twitter e feito um comentário sobre a rua cheia de problemas. Então o pessoal pensou “pera aí, e se a gente fizer a ponte entre o twitter e a prefeitura?” e assim nasceu o FixMyStreet.
O site criado pela MySociety conta com versões no Canadá, Nova Zelândia e Inglaterra e agora chegou ao Brasil com ajuda da Flieger Software.
O funcionamento é fácil: Você vê o buraco (ou qualquer outro problema nas ruas, como iluminação deficiente) e vai ao site. Lá, digita o CEP, ou o nome da rua e da cidade. No mapa tente marcar com a maior precisão possível o local onde viu o problema, dê um título à reclamação, selecione a categoria e descreva a situação, podendo ainda colocar fotos. Depois disso aproveite para compartilhar a “denúncia” via facebook e twitter, só pra mostrar pra todo mundo que fez sua parte.
O próprio pessoal do site vai atrás dos órgãos responsáveis para que seja tudo consertado. Bom, eles vão tentar, nada garante que terão sucesso, mas já é alguma coisa. O objetivo é chegar a um mínimo de 1000 reclamações, para pressionar os políticos. Já foram cerca de 360.
Você também pode baixar o aplicativo para Android no próprio site do projeto e sair caçando os problemas das ruas pra parar de se culpar por só participar de movimentos-revolucionários-de-sofá fazendo #hashtags no twitter.
Via Gizmodo

Em 2010 Amazônia teve sua pior seca em cem anos


Embarcações encalhadas em Tefé, na Amazônia. Foto de Rodrigo Baleia/Folhapress
A Universidade de Leeds (Inglaterra), em conjunto com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), publicou um artigo na renomada revista “Science” afirmando que em 2010 a Floresta Amazônica passou pela maior seca dos últimos 100 anos. Como resultado disso, as árvores mortas liberaram tanto CO2 quanto os EUA. E isso é muito, mesmo.
A pesquisa, liderada pelo britânico Simon Lewis, aponta que a seca de 2010 foi mais intensa e afetou uma área maior (3 milhões de quilômetros quadrados) contra “apenas ” 1,9 milhões em 2005, até então considerada a pior entre décadas.
O estudo apontou que com a seca a floresta vai emitir mais CO2 do que consegue absorver. Entre o ano passado e os próximos, a consequencia da seca será a emissão de cerca de 5 bilhões de toneladas de CO2. Isso porque o processo de decomposição das árvores mortas é lento.
Em condições normais a floresta absorve quase 1,5 bilhão de CO2, segundo estimativa do estudo.
Para ter uma ideia do estrago: os EUA geram cerca de 5,4 bilhões de toneladas de CO2 por ano, por conta da queima de combustíveis fósseis.
O climatologista do Ipam, José Marengo, no entanto diz que precisamos analisar os dados com muito cuidado “Reduzimos o desmatamento em cinco anos, mas um fenômeno natural deixou nossa absorção de CO2 na estaca zero. Se esses cálculos não forem bem interpretados, poderão ser usados a favor do desmatamento”.
Via Folha

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Curiosa ponte ecológica forneceria energia para 15 mil casas



Da série “Como ninguém nunca pensou nisso antes?” : Todas essas turbinas de vento aí estão na base de uma ponte e elas não estão (só) pra enfeitar.
Seriam 20 quilômetros de ponte com turbinas em toda a base, gerando eletricidade suficiente para distribuir em 15 mil casas por ano.
Esse conceito chamado de “Solar Wind”, foi criado pelos designers Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino em um concurso que procurava criar a ponte ideal para ligar Bagnara Calabra e Scilla, na Itália.

A ponte ainda teria painéis solares e áreas verdes com lojas de frutas e vegetais dos agricultores locais.
O projeto ficou em segundo lugar (agora fiquei curioso pra saber quem conseguiu o primeiro), então não veremos esse colosso sustentável tão cedo. Uma pena. Mas fica a ideia para quem quiser copiar descaradamente.