Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Novo plástico é composto por escamas de peixe



Existe muita coisa de plástico no mundo e esse é um grande problema, já que boa parte do material é feita exclusivamente de petróleo. Agora começam a aparecer alternativas verdes para a produção desse material usado em quase tudo. O projeto mais recente, criado por Erik de Laurens, quer fazer plástico utilizando escamas de peixe que sobram dos pescados.
O projeto “The Fish Feast” (algo como a festa dos peixes) foi criado pelo designer para a conclusão do seu curso no Royal College of Art, em Londres.
Laurens diz que sempre sentiu alegria ao ver o mar e daí partiu a ideia de criar algo novo com matéria prima vinda das águas salgadas. Para transformar escama em plástico ele utiliza apenas calor, pressão e corante. O resultado você pode ver aí nas imagens ou no site dele.
O projeto procura investidores para poder sair do conceito e chegar ao consumidor.

The Fish Feast, Erik de Laures via Info | Imagens: Divulgação

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Água será o problema mais sério da próxima década, diz conselheiro britânico


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRoUPh3ijGNDwUYTR6y_35TTK0dvElqbulOIsgVKzKl-2L0snOLE7nB-HuGZVjD7lBBu1JmdmBjGZjRlF2Y6jx51rTdmV3_I0vQEEiMiLUL0_dCmFTj6sSCETKzor6pg68O_kf9sGI2Kua/s400/MonicaPlanetaAguaFalta.JPG



A falta de água pode se tornar o problema mais sério da próxima década, atrelada ao crescimento mundial da população, alertou o principal conselheiro científico do governo britânico, John Beddington.

As mudanças climáticas vão levar a mais secas e inundações, o que acarretaria problemas com o suplemento de água fresca. “Crescimento populacional, aumento da riqueza e da urbanização, e mudanças climáticas, tudo representa grandes problemas para a humanidade”, disse Beddington durante encontro global sobre clima e energias alternativas. “Mas a disponibilidade de água fresca será o primeiro problema a ser solucionado”, completou.
A população mundial de aproximadamente 6,6 bilhões de pessoas deve aumentar 2,5 bilhões até 2050. Segundo um estudo das Nações Unidas, em regiões da África, um contingente formado por 90 milhões a 220 milhões de pessoas enfrentarão problemas de suprimento de água já em 2020.
Segundo o conselheiro, cada país deveria focar em seus recursos naturais e de produção, além de tecnologias com baixas emissões de carbono, que, no caso do Reino Unido, envolvem a energia eólica e a nuclear. “Está bem claro que essas tecnologias serão importantes”, disse.
Sobre o recente anúncio do governo de cortar o orçamento para pesquisas científicas – o protesto público mais recente reuniu cerca de 2.000 pessoas no último domingo -, Beddington disse que preferiria ver um corte zero a qualquer mudança. (Fonte: Folha.com)
aprovveite e veja também isso: www.aguasdogandarela.org

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uma bicicleta bem leve e prática pode facilitar a sua vida




Andar de bike é ótimo, mas as vezes você precisa caminhar e/ou depender de outro transporte. Ruim é quando você ainda está com a bike e precisa facilitar seu transporte. Alguns suportes pra carro até dão conta, mas não são práticos. Já existem aí no mercado algumas bicicletas dobráveis, mas elas nem sempre são “normais” quando montadas. Então a Regatta mostrou essa bike aí em cima que pesa 16 quilos e suporta até 105 quilos!

Ela fica assim quando está desmontada. Aí fica mais fácil pra você andar no metrô, no ônibus e até no porta-malas de um carro pequeno. O que não é tão pequeno é o preço: varia entre R$1 mil e R$1,4 mil.

Regatta via Nosso Mundo Sustentável | Imagem: Divulgação


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Leve o canto de aves no seu bolso



Todo mundo sabe como é bom ouvir os cantos desses belos animais alados. Mas isso pode ficar até melhor quando você baixar um app que vai fazer o passarinho do twitter ser esquecido diante de tantos belos pássaros que vão migrar para seu iPhone!
Se você é fã desses animais e tem um dispositivo com iOS é fácil ouvir o som de várias aves sempre que quiser, basta baixar o app “Aves do Brasil”. Com ele você pode saber mais sobre 345 aves, por enquanto só da Mata Atlântica – na versão paga, que sai por 6,99 dólares, ou a versão gratuita tem apenas 30 aves. Vale dizer que parte da renda vai para o WWF.
Para baixar pro seu iPhone basta clicar: Paga ou grátis.

 Via Exame | Imagem: Divulgação