Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sábado, 12 de março de 2011

Big Brother Sustentável vai vigiar família 24 horas por dia


Família sueca e carro elétrico/Foto: SWU
Já falamos da família Lindell e seu desafio, mas cabem mais algumas informações. O desafio é viver quase completamente vigiado por câmeras durante 24 horas por dia, morando em uma casa ecológica da cidade de Estocolmo, na Suécia, e o mais importante, produzindo apenas uma tonelada de carbono (One Tone Life) por todo o ano.

O desafio é grande para os Lindell, família de classe média composta pelo pai, Niels, pela mãe Alicja, e os filhos Hannah e Jonathan, que, normalmente, consomem a cada ano cerca de seis ou sete toneladas de carbono.
Na conta do carbono da família entrará a comida consumida, as roupas, os móveis, e até celulares e outros eletrônicos que forem comprados ou usados indevidamente pelos participantes. Mas, de acordo com o papai Niels, até hábitos alimentares deverão ser mudados para atingir a meta estabelecida.
Família sueca a mesa/Foto: SWU
“O projeto se chama Vida de Uma Tonelada (One Tonne Life) e é um desafio para a família viver da forma mais climaticamente correta, reduzindo a pegada de carbono anual para o equivalente a uma tonelada de carbono por pessoa”, confirmou Niels Lindell.
A casa
A família terá uma ajuda significativa da casa ecológica construída especialmente para o projeto.
Janelas energeticamente eficientes, telhado, fachada e paredes triplas com painéis solares, superisolamento térmico, uma estação de reciclagem e lâmpadas de LED irão contribuir para o sucesso da tarefa. Deve sobrar eletricidade para alimentar até o carro que está na garagem da casa, um carro elétrico, é lógico!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Professor da USP propões transporte fluvial para a capital de SP


Você que foi viajar nesse carnaval, se passou pela capital paulista, com certeza ficou parado nas marginais. A gente já sabe que só construir pontes e mais pontes não dá muito certo. Então que tal parar de pensar nos rios só como um enfeite para as marginais? É isso que propõe o arquiteto e urbanista Alexandre Delijaicov.
Professor da USP, Alexandre pesquisou a origem das propostas de transportes fluvial na capital e criou um projeto que conta com 600 quilômetros de canais navegáveis, passando pelos rios Tietê, Pinheiros, Tamanduateí e pelas represas Billings, Guarapiranga e Taiaçupeba.
O arquiteto ainda lembra que “Onde hoje fica São Paulo, os portugueses encontraram aldeias indígenas interligadas pelos rios” então isso seria como voltar ao passado paulista.
O trânsito começou a dar errado com o prefeito Prestes Maia que governou de 1938 a 1945 e transformou canais em avenidas, como a 9 de julho e a 23 de maio. Com isso foram eliminados 4 mil quilômetros de riachos e córregos e o dobro de margens para o lazer. Se ele tivesse pensado (e já naquela época pesquisado em outras grandes capitais do mundo) poderia ter feito parques fluviais, como os de Paris, Londres e Amsterdã.
Delijaicov ainda diz que o investimento de 1 bilhão de reais já seria compensado pelo uso do sistema fluvial para transporte de entulho e lixo e que a coisa toda ficaria pronta em cerca de 20 anos. Prazo completamente aceitável para soluções urbanas, mas que no Brasil parece ser sempre mal visto pelos políticos em atuação que não querem gastar com algo que só dará resultados no mandato de outra pessoa.


quarta-feira, 9 de março de 2011

Puma do leste dos EUA é decretado como animal extinto



Depois de muito tempo na lista de ameaçados, o puma desapareceu completamente do leste estadunidense.
A informação foi passada pelo Fish and Wildlife Service (agência governamental que cuida da fauna silvestre). Ela avisou que não há mais nenhum deles nessa região e que os pumas que existem de Maine até a Carolina do Sul são de outras categorias.
Agora o Puma sai de uma lista que não é legal fazer parte, animais ameaçados, para a pior ainda: extintos.
 
 Será que um dia o homem não vai deixar que animais belos como esse deixem de existir? Va
mos guardar sua imagem na memória...

 :(

via ecoplanet