Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sábado, 2 de outubro de 2010

Cerveja combustível

Na Universidade de Illinois se costuma beber muito.E foi por causa disso que alguns pesquisadores chegaram na produção de um novo tipo de biocombustível extremamente eficiente. Este combustível é a base de levedura de cerveja!
O que sempre foi brincadeira, agora se tornou realidade: a cerveja (modo de dizer!) virou combustível!
O que vai ter de gente fazendo piadinha com isso… =)
Será que as bombas de gasolina vão se parecer com isso?

Entenda:
Caso você ainda não saiba, os biocombustíveis são feitos através do processo de fermentação das culturas e quando a levedura é utilizada para converter a biomassa em açúcares, a fermentação resultante  deste processo cria combustíveis como o nosso famoso e velho etanol e novato isobutanol. O problema ocorre quando o fermento morrer se houver uma concentração muito alta dos álcoois nessa sopa explosiva e rica em açúcar.
Assim, para se obter um processo industrial mais eficiente, será necessário produzir lotes mais concentrados para tornar a produção mais eficiente, e é aí que a nova descoberta genética para alavancar o novo processo de produção de biocombustível. O desafio agora é criar as leveduras em grande escala e começar em breve a produção com estes novos genes.
Para citar como exemplo, um dos genes isolados chama-se INO1 e aumentaria a tolerância da levedura de álcool em cerca de 340% o que seria um salto significativo na produção de qualquer combustível. Traduzido em números, essa pequena modificação resultaria em de 70% a mais combustível por lote produzido, tornando esse gene uma mina de ouro para as indústrias de biocombustíveis.

*Via EnergiaEficiente.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estudantes chineses criam catraca que gera energia limpa


catraca1.jpgVocê pode criar energia fazendo algo que está acostumado: passar por uma catraca

Comum em estádios de futebol, casas de shows e terminais de ônibus e metrô a catraca regula a entrada de milhares de pessoas a partir daquele movimento cíclico que todos conhecem. Mas, e se esse movimento pudesse gerar energia? Foi essa questão que fomentou a criação de um novo modelo de catraca mais sustentável.

catraca2.jpgA Green Press, como foi chamada, é uma cratraca desenvolvida por estudantes chineses da Universidade de Tecnologia de Guandong. O movimento comum do objeto tornou-se uma maneira criativa de proteger o meio ambiente e gerar energia limpa.
O objeto transforma a energia cinética do movimento dos passageiros em energia elétrica, dispensando qualquer tipo de abastecimento externo. A ideia é usar a energia para suprimento das funções normais de uma catraca: emissão de bilhetes, contagem de passageiros, leitura de cartões, inserção de moedas e tickets além de controlar a passagem de pedestres.
O objetivo é que, cada vez mais, catracas de todo o mundo não precisem de qualquer tipo de abastecimento além do proposto. Isso reduziria o consumo de energia, segundo o grupo de designers, em uma quantia realmente considerável.
O projeto da Green Press é tão bom que recebeu o primeiro lugar no concurso Lite-On Award em Taiwan, além da honra pela Mailan China Designs.
catraca3.jpg
O grupo de estudantes que criou a catraca recebe prêmio
*Via EcoD.

    segunda-feira, 27 de setembro de 2010

    Pedagogia que funciona


    Quer ensinar às pessoas a economizarem água?

    Essa ideia um tanto radical pode ser uma saída. Pelo menos para as pessoas que não tenham sadismo no currículo. =)

    Se a vida de um peixinho dependesse do seu bom senso na hora de lavar as mãos você usaria menos água? Acho que a maioria das pessoas pensaria mais…

    Enquanto a água escorre, o peixinho fica com cada vez menos água no aquário. A sorte é que o designer Yan Lu não é tão malvado quanto parece – assim que a torneira é fechada, um sistema bombeia água novamente para o aquário, salvando o peixinho.

    Essa é pra fazer pensar sobre um consumo mais consciente.

    *Via EnergiaEficiente.