Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais uma vez, incêndio na Serra do Rola Moça em BH

A Serra do Rola Moça na região da grande BH, pega fogo desde terça-feira. Ao entrar em contato com os Bombeiros, disseram que só agora puderam enviar viaturas, que segundo eles, estavam todas ocupadas (divergência entre as notícias e o atendimento do 193)
Do bairro Buritis a gente podia avistar uma enorme coluna de fumaça vindo de trás do pico do Rola Moça, que se espalhava pela atmosfera, já esfumaçada por causa da poluição, tornando o horizonte de BH ainda mais turvo.




Patrimônio Natural
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes de Minas. Ele é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte.
Os 3,9 mil hectares do parque são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro. Além da fauna, sua flora, possui espécies raras e em extinção, também possui um dos últimos resquícios de Canga, uma camada rochosa que funciona como uma esponja na absorção da água da chuva, infiltrando até formar grandes lençóis freáticos, semelhante ao que ocorre na Serra da Gandarela, ameaçada pela mineração. Muitos rios e nascentes na região, antes rica em mananciais hídricos, mas que devido ao crescimento desenfreado da construção civil e mineração na região, que poluem as nascentes, além dos próprios Incêndios nas matas, estão secando. Rios estes, que abastecem importantes bacias responsável pelo abastecimento da região metropolitana de BH.




Não é a primeira vez que chamas ameaçam o patrimônio natural da Serra do Rola-Moça , que quase todos os anos no período de seca é castigada por incêndios . Este período de seca mal começou e já temos incêndio na Serra. Segundo os bombeiros, o incêndio começou na Fazenda do Varjão perto de um lixão, em uma área que fica entre Ibirité e Brumadinho, na Grande BH.  A região também é cheia de condomínios de alto luxo, grandes mineradoras e alvo de especuladores imobiliários, que geram um trânsito diário na região de helicópteros e pequenos aviões, o que também pode causar tais incêndios em áreas de difícil acesso. Acredita-se que guimbas de cigarro, atiradas de pequenos aviões e helicópteros, em sobrevôo nesta região, ao cair na vegetação seca, pode causar tais incêndios como o ocorrido na RPPN do Vale dos Cristais ano passado. O incêndio que começou no pico e se espalhou montanha abaixo, até atingir as florestas de Mata Atlântica no pé da montanha, que é circundada por rios e nascentes. O incêndio consumiu cerca de 20 hectares de vegetação da reserva. Os dias secos, provocados pela baixa umidade do ar, ajudaram na proliferação das chamas, dificultando o trabalho dos brigadistas. 


É necessário, urgentemente de ações mais efetivas de educação ambiental e de prevenção a incêndios junto à população em geral, mas principalmente nas comunidades que vivem no entorno das cidades, mais próximos às áreas verdes e rurais, para mudar o péssimo hábito de colocar fogo em lixos e matos, que constantemente resultam em incêndios como esses, causando danos irreparáveis ao meio ambiente, além de colaborar consideravelmente para o aumento do aquecimento global com a emissão em grande quantidade de CO2 pela fumaça, na atmosfera.
Agora torcemos para que o Corpo de Bombeiros consiga conter logo este grande incêndio na Serra do Rola Moça, já tão castigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário