Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

domingo, 10 de abril de 2011

Amazonas registra aumento de 91% no ritmo da derrubada

Ministério do Meio Ambiente vai convocar os Governos Estaduais para avaliar a situação do avanço do desmatamento. Amazonas registrou aumento de 91% no ritmo da derrubada.

Manaus , 06 de Abril de 2011

Agência Brasil

Entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, os primeiros meses do calendário oficial de desmatamento, a Amazônia perdeu 1.255 quilômetros quadrados de floresta. Em relação ao mesmo período do ano anterior, de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, houve redução de 7% no ritmo de derrubada.
Apesar da redução geral e da queda do desmate no Pará e em Mato Grosso, tradicionalmente líderes no ranking de derrubadas, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que alguns estados estão na contramão da tendência de queda, tendo elevado as taxas de desmatamento.
O Estado do Amazonas, por exemplo, registrou aumento de 91% no ritmo da derrubada. “Há um crescimento que permanece em estados como Rondônia, Amazonas e Maranhão, que começaram a aparecer continuamente como regiões de aumento de desmatamento”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
O Acre e o Tocantins também registraram aumento, mas os números absolutos de desmatamento nesses estados são pequenos. Segundo a ministra, o ministério vai convocar os governos estaduais para avaliar a situação dos estados que registram avanço do desmatamento. 'Precisamos entender números, ser mais proativos e nos antecipar ao desmatamento'.
A antecipação das derrubadas também tem chamado a atenção do governo. Por causa do período de chuvas, a abertura de novas áreas geralmente começava em abril ou maio, início da estiagem na Amazônia, mas, este ano, esse processo foi antecipado, segundo a ministra. A novidade já levou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a mudar a estratégia de fiscalização.
“As ações de caráter preventivo começaram a virar ações de caráter repressivo. Percebemos que o desmatamento está acontecendo mesmo no período de chuvas. É inovador. Estamos discutindo que dinâmica é essa que está adiantando o desmatamento”, afirmou.

Pois é, aí não sabem a causa disso, esquecendo disso quando votam a favor de mudanças do código Florestal, a favor do desmatamento. Porque será que aumenta ein? porque será que aprovam anistia a desmatadores? porque será que o PAC faz o Brasil crescer de maneira "extraordinária", mas não sustentável, fazendo grandes empresas, indústrias, MINERADORAS, madeireiras, etc etc, crescerem abusurdamente, para que o PIB cresça e o Brasil fique "bonito na fita", às custas de Florestas inteiras, de rios inteiros, numa ganância e sede de consumo sem igual na história, que não deixa ver ou esconde, a realidade das coisas. 
 Como diz o comentário de um companheiro que se nomeia "Ze caboclo" no  no blog acritica:
"TUDO EM NOME DA LEGALIDADE. NESTA CIDADE TEM MAIS PONTOS DE VENDA DE MADEIRA Q POSTO DE GASOLINA. E TUDO "LEGAL" OU SEJA, ESTÃO PAGANDO. VIROU ESPECULAÇÃO ESSA POLÍTICA DO MANEJO DO AMAZONAS. ISSO PORQUE AS IMAGENS DE SATELITES NAO CONSEGUEM DETECTAR O TAMANHO DO ESTRAGO QUE FICA CAMUFLADO COM O DOSSEL.
ADEUS FLORESTA DO AMAZONAS SE CONTINUAR ASSIM, ISSO DEVERIA SER PELO MENOS COMENTADO NESSES ENCONTROS TIPO ESSE ULTIMO QUE HOUVE PARA DESCARAR ESSA POLITICA FANTASMAGORICA DO MANEJO EM NOSSO ESTADO. MAS SO FALAM DE MARAVILHAS E PEDEM RECURSOS...CHEGA. ELES MANDAM., TEMOS Q ACEITAR. AFINAL SAO AUTORIDADES CONSTITUIDAS ATRAVES DAS NOSSAS ESCOLHAS...
"

Ninguém está percebendo a cova que estamos cavando dia a dia, para nós mesmos. No dia em que não restarem mais florestas, não tivermos mais madeira, água para beber, se alimentar e se limpar (esquecendo que nada é só matéria e portanto água pura e natural é muito mais que  simples moléculas), sem ar para se respirar (idem), vamos viver de quê? vamos inventar uma forma de comer minério? sem ainda restar algum, ou vamos picar dinheiro, pra comer numa nova receita do Chef que vende suas receitas na TV? isso se ainda tiver papel no mundo, pois papel vem da onde? Ou vamos simplesmente fritar no deserto em que vamos viver, consumindo novos carros e aparelhos de ar condicionados, já com um respirador de oxigênio instalados.
Se não pararmos agora essa onda desenfreada de consumo ignorante, ESSE CRESCIMENTO NÃO SUSTENTÁVEL, não só vamos deixar nada para os nossos netos, mas para nós mesmo na velhice.
Quando o homem vai tirar o véu que ofusca sua visão com o brilho da matéria, seja ela dourada, avermelhada, cinza ou verde... e aprender a crescer, ao invés de estagnar, construir ao invés de destruir e evoluir ao invés de retroceder...

Sucupira, semeando idéias...