Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Material de campanha deveria ser reciclado


Após a eleição, a palavra de ordem é reciclagem. Pelo menos para o sanitarista Alcione Duarte, técnico da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae) e candidato à Assembleia Legislativa (Alerj) na eleição realizada no país.
Todo o material usado em sua campanha, incluindo banners, cartazes, faixas, bandeirolas, vai virar renda para a população carente atendida pela organização não governamental (ONG) Nascente Pequena, do município de Guapimirim, na região serrana fluminense.
Duarte afirmou que não se pode contaminar mais o ambiente onde vivemos. “Essa é a atitude mais racional que qualquer candidato pode fazer. Pelo menos, [o lixo da campanha] vai ter um destino mais nobre”.
Levando em conta que cada candidato consumiu, em média, entre 200 quilos e 250 quilos de material, somente os 1.643 candidatos que concorreram ao cargo de deputado estadual no Rio, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), geraram 410,75 toneladas.
O resíduo será utilizado nos programas da ONG Nascente Pequena para a geração de uma linha de bolsas, entre outras peças, no curso profissional em máquinas industriais. O pólo de costura da ONG fica situado no centro de Guapimirim e na localidade de Citrolândia. Ali funcionam oficinas interativas que aproveitam retalhos para a confecção de bolsas, almofadas, cortinas, colchas e edredons, visando à geração de trabalho e renda para a comunidade carente local.
Responsável pela criação do projeto Replantando Vida, de reflorestamento de matas ciliares e da Mata Atlântica no estado, com o apoio da Cedae, o sanitarista comemorou meio milhão de árvores plantadas.
O projeto utiliza mão de obra de presidiários em regime semiaberto. “Eles saem do presídio, trabalham conosco durante o dia e voltam à noite. Com isso, a gente está reflorestando margens de rios. É um trabalho muito bacana”. No Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, o projeto conseguiu plantar 51 mil mudas em todo o estado. Na mesma data do ano passado, foram plantadas 12 mil mudas.
A Cedae está realizando o reflorestamento dos principais mananciais da região metropolitana do Rio. Duarte não descartou, entretanto, que o programa venha a se expandir para o interior fluminense, onde existem mananciais a serem preservados. “Só que aí, para o projeto ser replicado, eu dependo de mão de obra do cárcere”, explicou.
Alcione Duarte disse que o projeto poderia ganhar maior amplitude se o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) passasse a utilizar essa mão de obra. “Já pensou o Inea abraçando essa ideia? Tanta mão de obra ociosa dentro das cadeias”, comentou. Para o sanitarista, esse “é o principal tempero para que de fato aconteça a ressocialização (dos presos). Até porque manter confinado não ressocializa ninguém”. [Info]

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Longboard Girls Crew


Longboard Girls Crew from Juan Rayos on Vimeo.


Nas ruas de Madrid, belas garotas desfilam com seus skates longboard. Isso mostra que elas também podem usar essa modalidade como esporte, lazer e transporte. Acho vou arrumar um desses pra andar ruas e descer as ladeiras de BH como nos velhos tempos. Quem sabe essa moda não pega por aqui e tiramos mais alguns carros da rua?
Belo filme, bela fotografia, trilha sonora e principalmente, boa idéia!


Músicas:
Go Outside - Cults 
The Late Great Cassiopia - Essex Green 
Tremendous Dynamite - Eels




Colaborou Daniel Quintela.

Conheça a impressora que pode apagar o que imprime

E se a sua impressora não utilizasse cartuchos de tinta e de quebra você ainda pudesse reutilizar todos aqueles papéis de rascunho que você jogaria fora? Essa tecnologia inovadora está na Sanwa PrePeat RP-3100, uma impressora que apaga a tinta e permite que os papéis sejam reutilizados.
A impressora possui um cabeçote térmico e folhas feitas de garrafas PET recicladas. Esses papéis especiais são termoplásticos e podem ser apagados e usados novamente por até mil vezes. Segundo o fabricante, a impressão pode ser apenas em preto e branco.
printer-capa.jpg
A impressora permite que o papel seja reutilizado por até mil vezes

A ideia do produto pode ser útil para aqueles que estão acostumados a gastar com novos cartuchos de tinta e possuem pilhas de impressões erradas que acabaram virando rascunho ou indo diretamente para o lixo. O custo inicial da impressora é de cerca de U$ 5 mil e cada folha sai por U$ 3,00.
Alternativas mais simples e  baratas
Ainda não existem informações sobre a venda do produto, mas, há de se convir que o preço não é dos mais acessíveis. Se você quer evitar o desperdício quando for imprimir algum documento, mas não tem a Sanwa PrePear RP-3100 em casa, pode utilizar aEcoFont e prestar atenção antes de ativar a impressão. Assim você evita gastos desnecessários de papel e ainda poupa dinheiro comprando mais cartuchos.


Via EcoD.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Conheça a mochila sinalizadora para ciclistas

Que tal um gadget que te incentiva a andar de bicicleta? Criado por Lee Myung Su, essa mochila é mais um artigo de segurança inventado especialmente para ciclistas. Munida de uma luz LED, o objeto sinaliza as intenções de movimento do ciclista.
Mesmo que esteja vestindo uma roupa de cores vivas e sempre sinalize com gestos, nem sempre o ciclista é visível em meio ao trânsito, principalmente à noite. A mochila, que foi chamada de SEIL Bag (sendo “SEIL” uma abreviação para “Safe Aproveite Interact Light”) surgiu para ajudar o pessoal que opta pelas magrelas na hora de ir a um compromisso.
Basta sinalizar no botão que a mochila mostrará qual a direção que o ciclista está tomando


Na semana do Dia Mundial Sem Carro, que tal um gadget que te incentiva a andar de bicicleta? Criado por Lee Myung Su, essa mochila é mais um artigo de segurança inventado especialmente para ciclistas. Munida de uma luz LED, o objeto sinaliza as intenções de movimento do ciclista.
Mesmo que esteja vestindo uma roupa de cores vivas e sempre sinalize com gestos, nem sempre o ciclista é visível em meio ao trânsito, principalmente à noite. A mochila, que foi chamada de SEIL Bag (sendo “SEIL” uma abreviação para “Safe Aproveite Interact Light”) surgiu para ajudar o pessoal que opta pelas magrelas na hora de ir a um compromisso.
Funciona da seguinte forma: o acessório possui luzes LED e um controle sem fio destacável. Este controle pode ser posicionado no mesmo lugar das antigas campainhas e buzinas. Preso junto ao guidão, ele funciona como o pisca – pisca de uma moto. Basta um toque com o dedo para que o motorista indique qual a intenção de manobra com um símbolo que brilha na parte da frente da mochila.
Lee Myung conta que sua inspiração para a Seil Bag veio das ruas de Seul, a capital da Coréia do Sul. "Ao dar sinal, o ciclista utiliza uma das mãos e isso pode gerar um acidente. Esse produto consegue dar uma maior segurança e um maior controle para os ciclistas", diz em seu site oficial. O gadget é tão interessante que levou o primeiro lugar no concurso Red Dot Design de 2010.
Não há informações sobre a venda do produto, mas vale a pena confirir abaixo o vídeo de divulgação. 
SEIL bag by Lee Myung Su design lab from Ben on Vimeo.



* Via EcoD

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Arcade Fire´s lança clipe interativo com imagens da rua onde você morou

Você coloca o endereço da casa onde passou a infância e ele mescla imagens de lá (via google maps) com as imagens do clipe. O melhor de tudo é ver o lugar que antes não tinha tantos prédios como agora, sendo invadido por árvores interativas que brotam do chão... 
A prefeitura de Belo Horizonte tinha que ver isso, quem sabe ela anima a plantar mais árvores na cidade (ao invés de cortá-las como tem acontecido pra todo lado na cidade), neutralizando o impacto gerado pela devastação imobiliária que vivemos atualmente na capital? 



domingo, 3 de outubro de 2010

Marina Silva defende 'plenária' para decidir sobre apoio no segundo turno

Terceira colocada, candidata quer incorporar

'núcleos vivos' da sociedade.
'Brasil tem um segundo turno para pensar duas vezes', 

afirmou.


Mariana OliveiraDo G1, em São Paulo 

A candidata Marina Silva, que alcançou quase 20% dos votos válidos e terminou em terceiro lugar na eleição para presidente, defendeu uma discussão interna no partido para decidir o posicionamento do PV no segundo turno.
Em pronunciamento na noite deste domingo em São Paulo, ela pediu que o partido faça uma reunião plenária que incorpore, além dos militantes, "os núcleos vivos da sociedade", refererindo-se a intelectuais, artistas, entre outros segmentos. "Façamos a discussão no partido, mas que esses nucleos vivos sejam ouvidos", afirmou.
Segundo a candidata, a discussão é necessária porque os votos pertencem ao eleitor. "Vamos fazer uma discussão, que sejam ouvidos o Movimento Marina Silva, os intelectuais. Faremos uma plenária para avaliar nossa posição. O voto não é da Marina, nem de José Serra, nem da Dilma. O voto, fora de visão patrimonialista das coisas, é do eleitor", afirmou a candidata.
Ela classificou como vitoriosa a campanha que fez para a Presidência da República. Agradeceu aos companheiros de partido e cumprimentou Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB),
A candidata também agradeceu pelos cerca de 20 milhões de votos recebidos e afirmou que cumpriu seu papel de "quebrar o plebiscito". "Essa jornada nos deixa feliz e nos faz sentir profunda vitória. Quebrar a ideia do plebiscito é vitoriosa. O Brasil ouviu nosso apelo de pensar duas vezes."
“Ainda que não tenhamos ido para o segundo turno, o Brasil tem um segundo turno para pensar duas vezes”, declarou a presidenciável, que, na última semana de campanha, ascendeu nas pesquisas de intenção de voto.
Marina pediu ainda que os adversários do primeiro turno Dilma e Serra "façam jus" à possibilidade de ir ao segundo turno. "Será um segundo turno para que o Brasil possa aprofundar o que não foi aprofundado no primeiro turno."
* Via G1