Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sexta-feira, 13 de maio de 2011

De volta para futuro

 
Japoneses criam máquina que transforma plástico em gasolina ou óleo novamente.

Sendo o plástico, derivado de petróleo, agora podemos inverter o processo. A máquina processa o plástico, podendo ser separado em gasolina, óleo diesel ou querosene.
As sacolinhas plásticas de supermercado vão valer ouro...
Assim o plástico vai regressar ao petróleo de onde veio.
Será que no futuro vamos ter carros movidos a lixo igual ao DeLorean DMC-12,  que ficou imortalizado na saga "De Volta Para o Futuro"?
No filme de 1985, dirigido por Steven Spielberg, o doutor maluco abastece seu carro – um Delor ean – com cerveja, cascas de banana e outras coisas. Essa mistura de lixo e outros produtos produz uma energia tão potente que “arremessa” o carro e os passageiros para o futuro ou para o passado.

No filme "De Volta Para o Futuro", o lixo é combustível para o carro do cientista interpretado por Christopher Lloyd. Foto: Dentrodarte.arteblog.com.br
No filme "De Volta Para o Futuro", o lixo é combustível para o carro do cientista interpretado por Christopher Lloyd. Foto: Dentrodarte.arteblog.com.br

Da ficção para a realidade

Ainda não é possível movimentar um automóvel com lixo, mas talvez o seja, no futuro.
Mas com essa descoberta dos japoneses, fica mais próximo ainda este futuro, utilizando não o biocombustível apenas, como já dizem por aí e como o cientista do filme fazia, com seu carro viajante do tempo, mas utilizando plásticos coletados da reciclagem. 
Imaginem quanto lixo vamos aproveitar e tirar das ruas e depósitos (desde que os automóveis não liberem tantos gases como é no processo atual).

Melhor mesmo seria se fizessem o carro movido a energia solar, mas mesmo assim, já é um grande salto, pois mesmo que não façam carros movido a plástico, essa idéia genial, poderia ter diversas outras utilidades.

    O som é todo em japonês. Basta assistir lendo as legendas em inglês. Mesmo para quem não entende japonês ou inglês, vale a pena assistir.
 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Designer cria carro de bambu



Como você imagina  que seria um carro biodegradável? Kenneth Cobonpue o criou utilizando bambu e algumas outras coisas.
O designer filipino, em parceria com o alemão Birkner Albrecht, fez o carro com bambu, vime aço e náilon (materiais utilizados em móveis que ele também cria) e ainda estipulou um prazo de validade para o carro: 10 a vinte anos em locais industrializados e 30 em áreas rurais.
Ele ainda não tem motor, pois os criadores estão com problemas para encontrar boas baterias que também sejam leves.
O Phoenix não deve chegar as ruas, mas serve como referência mas os futuros carros.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Xangai registra pior nível de poluição da história


Xangai é uma das cidades mais importantes da China e, nos últimos dias, seus mais de 20 milhões de habitantes não devem ter respirado muito bem, pois a medição de qualidade do ar passou dos 500 pontos.
500 pontos, sendo que lá o padrão de qualidade do ar é diferente do resto do mundo. Lá, numa medição que dê até 50 pontos, a qualidade do ar é excelente e vai piorando até 300(!). Nesse número a qualidade do ar passa a ser considerada “perigosa” para o governo.
Qual o motivo de toda essa poluição? O governo chinês – que passa longe de ser uma fonte confiável – culpa tempestades de areia ao norte do país, coisa que vários especialistas em meio ambiente já desmentem e afirmam que isso é por conta do tráfego pesado da cidade.
Pessoas sem problemas de saúde, por conta do ar super poluído, podem apresentar queda na resistência física e sofrer irritações nas vias respiratórias e nos olhos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Protesto contra roupas feitas de pele




Nesse sábado, em São Paulo, aconteceu um protesto contra o uso de roupas de pele de animais.
A manifestação durou cerca de duas horas, segundo a PM. Ainda segundo a Polícia Militar, foram cerca de 40 pessoas que protestaram de forma pacífica até as 16 horas.
Não foi por acaso que a manifestação aconteceu na Oscar Freire. A rua com mais lojas de grifes famosas na capital paulista.