Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Filhotes de cães são cozinhados vivos na China.

Foto angustiante que circula na Internet
Não é a primeira vez que ouvimos falar sobre animais “domésticos”, como cães e gatos, sendo servidos como alimento na China, ou mesmo em outros países. Sim, isso infelizmente acontece de verdade, mas também é errado acreditar que seja uma prática comum e aprovada por todos, se restringindo à algumas regiões muitos pobres.
Ocorre que nos últimos dias uma enxurrada de e-mails e sites tem divulgado fotos que mostram uma mulher cozinhando um cachorro de rua que, como se não bastasse, ainda estaria vivo.

 A notícia costuma trazer como fonte o site belga 7SUR7, datado de 16/junho/2011. Em pesquisa pela origem da imagem, centenas de sites são encontradas, mas fomos a fundo até localizar a primeira referência às tais fotos, e ela data de 06/agosto/2007 no fórum chinês Fowang.
Note que o endereço do site chinês estava no topo das imagens originais (como esta à esquerda), mas as que circularam nas últimas semanas tiveram essa parte cortada. Todas as fotos podem ser vistas no tal fórum, apesar de não ser nada agradável…
Como outras tantas correntes na Internet, essa ressurgiu do armário anos depois. A origem é, portanto, uma postagem em fórum, deixando incerta até mesmo a veracidade das imagens, que, de todo modo, nos parecem reais.
A parte mais assustadora, o fato do animal ainda estar vivo, felizmente não se confirma na origem das fotos: meu Chinês não é dos melhores, quero dizer, não entendo uma palavra do idioma, mas verificando a tradução automática para inglês, português, espanhol, italiano e até francês, para garantir que não houvesse interpretação errada pelo sistema automatizado, nenhuma referência ao animal ainda estar vivo foi encontrada.
Em resumo: são fotos “antigas” e sem garantia de veracidade, não há referências sobre o animal estar vivo como tem sido veiculado, não é uma prática de toda a China, então nada de generalizar, e, em verdade, pode ser que aconteça em algum canto de qualquer país, incluindo o nosso.
Então a dica é sempre verificar antes de repassar algo tão absurdo ou estranho, como esta história ou e-mails que prometem “doar um centavo para caridade por cada cada pessoa a quem você repassar a mensagem” e outras tantas correntes e falsas denúncias. Uma forma fácil de fazer isso é pesquisar no site quatrocantos, um repositório de hoax devidamente investigados.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desenvolvimento e conservação

Gerd Sparovek, professor da USP e referência em conservação do solo e planejamento do uso da terra, afirma que é possivel desenvolver a agropecuária preservando nossas florestas, ao contrário do que dizem os ruralistas que tentam alterar o Código Florestal.





http://www.youtube.com/watch?v=cWjTtGMxqBg

Greenpeace usa a Força contra a Volks




O Greenpeace começou a atuar numa campanha contra a fabricante alemã de veículos Volks Wagen. Segundo a ONG a empresa está sem vangloriando de ser ecológica, quando na verdade faz todo um lobby contra leis ambientais europeias. Para isso eles fizeram um vídeo-sátira de um comercial da fabricante.
O comercial original foi transmitido num dos maiores eventos televisivos do mundo, a final do Superbowl, e ainda contou com mais de 40 milhões de visualizações no Youtube.
Mais do que fazer lobby contra leis ambientais, a ONG também aponta para o funcionamento dos veículos da alemã. Segundo o Greenpeace, os carros da VW são os que mais fazem uso de petróleo em seus carros.
Mas a ONG quer que, por meio de uma “rebelião”, a gigante não fique no lado negro da força e desista de seus planos maléficos. Sobre a campanha, Robin Oakley, do Greenpeace inglês falou:
A Volkswagem gastou milhões nesta propaganda, que usa crianças e o misticismo do Start Wars para persuadir o público a comprar seus produtos. Estamos usando sua mesma técnica publicitária para mostrar que ela é capaz de operar grandes mudanças na indústria de veículos se apresentar ao mercado carros mais limpos e mudar sua estratégia política, pedindo por mais energias renováveis no mundo
Você pode conferir (e baixar) os vídeos aqui. E aqui você pode ver o site da campanha e até se tornar um Jedi paladino do meio ambiente!
Que a força esteja com você, sempre.