Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

sábado, 2 de outubro de 2010

Cerveja combustível

Na Universidade de Illinois se costuma beber muito.E foi por causa disso que alguns pesquisadores chegaram na produção de um novo tipo de biocombustível extremamente eficiente. Este combustível é a base de levedura de cerveja!
O que sempre foi brincadeira, agora se tornou realidade: a cerveja (modo de dizer!) virou combustível!
O que vai ter de gente fazendo piadinha com isso… =)
Será que as bombas de gasolina vão se parecer com isso?

Entenda:
Caso você ainda não saiba, os biocombustíveis são feitos através do processo de fermentação das culturas e quando a levedura é utilizada para converter a biomassa em açúcares, a fermentação resultante  deste processo cria combustíveis como o nosso famoso e velho etanol e novato isobutanol. O problema ocorre quando o fermento morrer se houver uma concentração muito alta dos álcoois nessa sopa explosiva e rica em açúcar.
Assim, para se obter um processo industrial mais eficiente, será necessário produzir lotes mais concentrados para tornar a produção mais eficiente, e é aí que a nova descoberta genética para alavancar o novo processo de produção de biocombustível. O desafio agora é criar as leveduras em grande escala e começar em breve a produção com estes novos genes.
Para citar como exemplo, um dos genes isolados chama-se INO1 e aumentaria a tolerância da levedura de álcool em cerca de 340% o que seria um salto significativo na produção de qualquer combustível. Traduzido em números, essa pequena modificação resultaria em de 70% a mais combustível por lote produzido, tornando esse gene uma mina de ouro para as indústrias de biocombustíveis.

*Via EnergiaEficiente.

2 comentários:

  1. Bacana, Danilo. Muito interessante o post. Legal o seu blog. Sucesso! Grande abraço, com saudades. Apareça em São Paulo!

    ResponderExcluir
  2. valeu velho por estar seguindo e que bom que está gostando.
    Eu ia a Sampa agora no feriado de 12 de outubro, mas adiei para novembro. A gente combina.

    abração!

    ResponderExcluir