Conheça nosso site

Site da Sucupira: www.sucupirafilmes.com.br
vídeo | criação | design | fotografia | arte | projetos culturais | idéias | sustentabilidade

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Organizações contra a fome

distribuicao
Distribuição é um dos principais problemas no combate à fome/Foto: Fotos con Letra
Apesar dos projetos de governo e ações de iniciativas civis, a fome ainda é um dos grandes problemas brasileiros. Dados da ONU informam que cerca de 37,5% dos lares brasileiros sofrem de insegurança alimentar.
Para o relator especial das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação, eliminar a fome no Brasil exigirá a consolidação de políticas sociais, maior igualdade na distribuição da terra, apoio contínuo à agricultura familiar e reforma tributária progressiva.
Para você entender quais são os projetos realizados em combate a fome e saber como ajudar, o EcoD selecionou alguns links:
Em 1999, o Ministério da Saúde implementou uma série de medidas fundamentais para o setor de alimentação e combate a fome. No site da política o internauta pode encontrar informações sobre alimentação saudável, micronutrientes, SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), Bolsa Família e ENPACS (Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudavel).

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação tem grande atuação no Brasil, principalmente por este ser um país rico em fontes agrícolas. Alguns dos programa desenvolvidos são: Assistência Técnica aos Países em desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Informação ao alcance de todos; Assessoramento aos governos; e Fórum Neutro de políticas pela agricultura e alimentação.

A FAO possui um braço organizacional constituído só de parlamentares. A Frente Parlamentar Contra a Fome reúne os congressos nacionais, subnacionais e regionais de toda a América Latina em comprometimento na luta contra a fome. O primeiro congresso do grupo foi realizado em 2010, em São Paulo. No site da frente é possível encontrar documentos, projetos, declarações e guia para legislar sobre o Direito à Alimentação.

A organização não governamental Banco de Alimentos é uma iniciativa para minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promoção de educação e cidadania. Em outras palavras, a ONG distribui alimentos fornecidos por empresas doadoras entre instituições beneficentes cadastradas.
A organização realiza diversos projetos como o Chef Solidário, que conta com ajuda de profissionais ligados ao ramo da gastronomia, e o 9 você pode, por meio de doações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário