Se você está cansado de só ler notícias sobre carros verdes e seus motores elétricos, e quer mesmo ver um rodando pelas ruas, seus problemas acabaram. O Hibribus, que conta com um motor elétrico e um movido a biodiesel, já está rodando por Curitiba, e começa a rodar em São Paulo nos próximos dias. A promessa é redução de 35% de gasto de combustível e uma frota bem maior para 2014.
Com um motor elétrico e outra movido a biodiesel, a economia de combustível do Hibribus chega a 35% em comparação aos ônibus comuns. Já a emissão de gases é reduzida em 50%. Basicamente, porque em congestionamentos ou semáforos, o motor diesel não trabalha, aumentando a economia e reduzindo significativamente a emissão de poluentes. O motor elétrico ajuda nos primeiros passos, sendo o responsável pelo arranque até os 20 quilômetros – da terceira marcha para frente, o trabalho fica por conta do motor clássico, que aguenta as toneladas do ônibus. Mas o pessoal deve ter gostado mesmo do fato de ele ser bem silencioso, como mostra esse vídeo de uma das primeiras viagens do Hibribus em Curitiba:
O ônibus é criação da Volvo, e seu nome original é 7700 Hybrid. Apesar de circular em caráter experimental nas duas cidades, a ideia da empresa é implementar de vez o sistema para a Copa de 2014. Ele aguenta até 83 passageiros e passear nele deve dar aquela sensação de estar vivendo o futuro. Seus possíveis concorrentes na corrida elétrica serão o Hybridus, da Agrale, produzido 100% no Brasil, e o Eletra, que já está sendo testado em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Futuro, vinde a nós! [Foto via UOL]
*via Gizmodo
Com um motor elétrico e outra movido a biodiesel, a economia de combustível do Hibribus chega a 35% em comparação aos ônibus comuns. Já a emissão de gases é reduzida em 50%. Basicamente, porque em congestionamentos ou semáforos, o motor diesel não trabalha, aumentando a economia e reduzindo significativamente a emissão de poluentes. O motor elétrico ajuda nos primeiros passos, sendo o responsável pelo arranque até os 20 quilômetros – da terceira marcha para frente, o trabalho fica por conta do motor clássico, que aguenta as toneladas do ônibus. Mas o pessoal deve ter gostado mesmo do fato de ele ser bem silencioso, como mostra esse vídeo de uma das primeiras viagens do Hibribus em Curitiba:
O ônibus é criação da Volvo, e seu nome original é 7700 Hybrid. Apesar de circular em caráter experimental nas duas cidades, a ideia da empresa é implementar de vez o sistema para a Copa de 2014. Ele aguenta até 83 passageiros e passear nele deve dar aquela sensação de estar vivendo o futuro. Seus possíveis concorrentes na corrida elétrica serão o Hybridus, da Agrale, produzido 100% no Brasil, e o Eletra, que já está sendo testado em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Futuro, vinde a nós! [Foto via UOL]
*via Gizmodo
Oi, Dan, este e todos os outros posts do seu blog estão sensacionais. Ótimo. Continue. Bjs
ResponderExcluirMara